Cadeira extensora e flexora conjugada

Cadeira extensora e flexora conjugada

Para o treino de pernas são utilizados exercícios multiarticulares como por exemplo: agachamento e leg press, assim como também são utilizados os uniarticulares com a finalidade de estimular de maneira mais concreta um grupo muscular. 

Entre estes exercícios está a cadeira extensora e flexora conjugada, esta é bastante utilizada e prescrita nas academias, em razão de sua praticidade e fácil manuseio, assim como também possibilita concentrar o trabalho nos músculos trabalhados. 

Entretanto, é necessária uma boa execução e uma postura adequada para efetuar o exercício de forma segura e efetiva. Saber a execução correta do exercício na cadeira extensora e flexora conjugada e aplicar técnicas avançadas, são determinantes para ajudar a desenvolver pernas e principalmente os músculos posteriores da coxa. 

Ao treinar pernas, muitas vezes acabamos dando uma atenção grande apenas ao quadríceps, por muitas vezes deixando de lado ou até mesmo não treinando de maneira tão intensa a região dos isquiotibiais ( músculos da parte posterior da coxa).

Entretanto, este erro pode levar a desequilíbrios na articulação do joelho e ocasionar possíveis lesões na região.

Como executar corretamente os exercícios na cadeira extensora e flexora conjugada

Antes de mais nada, é necessário regular o banco da cadeira extensora e flexora conjugada de acordo com a altura de cada pessoa, de maneira que a parte de trás do joelho esteja exatamente na região da dobra da cadeira. Os pés devem estar apoiados nas almofadas na mesma linha do tornozelo.

Sentado na cadeira extensora e flexora conjugada, as costas devem estar bem apoiadas e respeitando a curvatura fisiológica da coluna. Ao iniciar o exercício na cadeira extensora e flexora conjugada, estenda os joelhos até a contração máxima do músculo. Após isso, retorne de maneira controlada à posição inicial. 

Alguns cuidados que devem ser tomados ao utilizar a cadeira extensora e flexora conjugada

Evite deixar os pés atrás das linhas dos joelhos, durante a execução da extensão de joelho na cadeira extensora e flexora conjugada, na descida há um aumento da compressão femoral. Ao ultrapassar o ângulo de 90 graus há uma maior compressão na região do joelho, aumentando o risco de lesão articular.

Não exagere na carga, um erro bastante comum nas academias, por acharem que conseguirão resultados mais rápidos, as pessoas tendem a aumentar as cargas. Entretanto, ao utilizar cargas além da sua capacidade, acabam sacrificando a técnica, além de aumentar o estresse articular, podendo assim provocar lesões na região do joelho.

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